Veja como aproveitar a festa da uva e do vinho em Vinhedo!

Uma das festas mais tradicionais do interior paulista e que todos os anos enche a cidade de Vinhedo é a Festa da Uva e do Vinho. São duas festas originárias da região de vinícolas paulistas e que agora acontecem juntas, todos os anos!



As duas festas recebem milhares de pessoas e contam com inúmeras atrações, incluindo shows de diversos ritmos e gostos, exposição e venda de frutas, leilão de frutas premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões, apresentações de dança, bandas regionais, performances variadas, praça de alimentação, entre outras atividades para celebrar as videiras e a produção vinícola da cidade!


HISTÓRICO

A história do evento se inicia antes mesmo da emancipação do município de Vinhedo, por volta de 1948, quando os agricultores, provenientes da descendência da colonização italiana se reuniam para celebrar a colheita dos frutos ao som de música e muita alegria, como seus ancestrais.


As festas aconteciam com um cenário mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade local o fruto de seu trabalho e torciam para o sucesso das próximas lavouras.


Oficialmente, a primeira comemoração pela colheita da uva na cidade aconteceu na Praça Sant’Anna, em 1948. Com o desenvolvimento e o passar dos anos, assim como também à medida em que a cidade crescia em tamanho e importância, a Festa da Uva – como não poderia deixar de ser – aumentou suas proporções.


Em 2009 a Festa da Uva juntou-se à, também muito famosa, Festa do Vinho, que em 2019 teve sua 9ª edição. A festa da Uva e do Vinho agora foi indexada no calendário de eventos oficiais da cidade e é aguardada com muita empolgação por moradores, agricultores e visitantes da cidade!


O QUE FAZER NA FESTA DA UVA E DO VINHO

São inúmeras atrações que fazem a alegria da cidade. Além de shows com artistas de renome nacional, algumas atrações exclusivas não ficam de fora: a Parada Italiana valoriza o passado da cidade, a pisa da uva promete encantar os entusiastas da produção de vinhos, o desfile de motos, o carnaval de Veneza, ainda trazem encantos peculiares à comemoração!


Além disso, na Festa da Uva acontece o Concurso de escolha da corte (rainha, princesas e promotoras) do evento. Ainda são organizadas apresentações de danças típicas, bandas regionais em diversos estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, entre outras atividades.


LOCALIZAÇÃO

Anualmente, a festividade é esperada e organizada por toda cidade e ocorre nos primeiros meses do ano, sincronizada com a época da colheita das vinícolas. Nos últimos anos, a Festa da Uva e do Vinho acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebe milhares de pessoas, entre locais e visitantes de todos os lugares do país.


Ela ainda recebe inúmeras atrações complementares, para a festa não acabar tão cedo, como exposição e venda de frutas frescas, leilão de frutas, mudas e sementes premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões e grandes shows com artistas de renome nacional. É um momento único e que vale a pena ser vivido por todos aqueles que amam o interior e valorizam a cultura nacional!



HOSPEDAGEM EM VINHEDO

Para viver a emoção completa de participar inteiramente da Festa da Uva e do Vinho na cidade, recomenda-se programar uma hospedagem à altura das festividades e que ofereça, além de um serviço de qualidade, tranquilidade e conforto, proximidade com o evento.


O Vinhedo Plaza Hotel possui 68 quartos e 6 bangalôs. Com muito charme, que conquista do mais cosmopolita ao maior entusiasta do turismo rural, ele está localizado fora do grande círculo metropolitano, a 71 km da capital.


Hospedando-se no Vinhedo Plaza Hotel você terá à disposição uma completa infraestrutura em hospedagem, com conforto, muito verde e calmaria, qualidade e preços acessíveis.

7 visualizações